Miradouro do Viso, Justos – Fontes (*) (Santa Marta de Penaguião)

“Este templo, grande e espaçoso, é muito perfeito, não só quanto à arquitetura, mas também quanto ao ornato: é todo azulado e o teto possui painéis com ricas pinturas sobre os Mistérios da Senhora” – escreveu Frei Agostinho de Santa Maria, no tomo V do livro Santuário Mariano, em 1716. (in A Voz de Trás-os-Montes, José Manuel Cardoso).

O lugar do Viso, em Fontes, está ligado a um comendador da Ordem de Malta e, segundo a tradição, o seu santuário terá sido a igreja matriz da primeira paróquia da freguesia. Do miradouro, desfruta-se de uma vista deslumbrante sobre a serra do Marão, onde se impõe a grandiosidade das suas zonas agrestes e a sumptuosa fraga quartzítica da Ermida, onde ainda se distinguem vestígios da águia-real do Marão.

O santuário apresenta uma capela de origem quinhentista (conjetural), com elementos maneiristas e rococó. A planta é retangular, composta por nave e capela-mor mais estreita. Localiza-se em ambiente rural, isolado, na zona montanhosa entre a Região Demarcada do Douro e a serra do Marão.

O espaço conta ainda com um agradável parque de merendas e bons acessos, rodeado por paisagens de grande beleza e diversidade.

As festas em honra de Nossa Senhora do Viso, que atraem numerosos devotos em romaria, realizam-se no primeiro fim de semana de setembro.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top