Paisagem em Castelo Melhor e miradouro de São Gabriel (**)

Quem visita o núcleo da Penascosa (****) do Parque Arqueológico do Vale do Côa (*****), não pode deixar de se maravilhar com a paisagem em Castelo Melhor. A partir do Centro de Receção de Castelo Melhor, aproveitado de um lagar e armazém construído em xisto e quartzito, têm-se uma vista maravilhosa na época das Amendoeiras em Flôr. Pode visitar também o castelo de Castelo Melhor e lá no alto a capelinha do Anjo Gabriel.
O castelo de Castelo Melhor
O castelo está empoleirado num cabeço dominando a povoação que se anicha a sul. É aparelhado de xisto e tem o traçado de um polígono irregular. Ainda conserva vestígios da época leonesa (o rei D. Afonso VII concedeu foral à localidade em 1209) e da reedificação que D. Dinis mandou fazer após o Tratado de Alcanices de 1297. No total, estão documentadas obras de D. Dinis em 57 fortificações.

 Lá estão as muralhas ornadas de cubelos circulares, a porta de arco em ogiva, a cisterna e restos de construções intra-muros.
Toda a paisagem em redor está coberta de pombais, oliveiras e amendoeiras, estas últimas quando entram em floração transformam este torrão num mítico paraíso perdido pintalgado de branco e rosa. Sente-se o perfume de algumas plantas silvestres que nos habituamos a ver por estes caminhos – rosmaninho, estevas, alecrim, tomilho, poejo e a azeda.

Os montes em redor têm o nome de santos encimados por ermidas brancas, de devoção popular antiga, necessários à luta difícil contra as trovoadas, as enfermidades, as más safras e o demo (santa Bárbara, São Gabriel…).

Capela de São Gabriel
Vale a pena subir à capela novecentista do Arcanjo São Gabriel de onde se alcançam extensos horizontes. Mais perto, numa elevação orientada a NO localiza-se a Capela de Santa Bárbara. É a Norte o rio Douro, marginado à direita pelo colosso quartzítico do Penedo Durão-Assumadouro (**) (em Freixo de Espada à Cinta), onde se inclui o seu remate na Senhora do Castelo em Urros (*) (Torre de Moncorvo) e ainda o monte de Calábria, com a sua Quinta da Leda; é a levante o extenso Planalto Castelhano que abrange os férteis terrenos do sector Este do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, é ainda a panorâmica de conjunto sobre a antiga localidade de Castelo Melhor e o seu Castelo; a SE é a Serra da Marofa (*), que se destaca nitidamente da superfície da Meseta, a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo (**), Almendra; a sul a região granítica de Cidadelhe (***), o troço inferior do rio Côa onde se insere o Parque Arqueológico do Vale do Côa (*****)Aconselho vivamente a visitarem Castelo Melhor quando a amendoeiras estão em flor, é um cenário sublime.t

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top