A Majestade da Água e da Rocha
A Fraga da Água d’Alta, um dos 16 geomonumentos do Geopark Naturtejo, É a maior e mais impressionante queda de água da Beira Baixa.
É muito caudalosa no Inverno, tornando-se espetacular, no estio, a cascata fica reduzida a um fio de água insignificante.
O Ritmo da Água, a Dança da Rocha
O Ribeiro da Água d’Alta percorre um bosque denso e exuberante, exibindo um desnível de 50 metros com uma sucessão de três cascatas, a maior delas com 15 metros de altura. Observa-se aqui uma alternância de estratos rochosos com diferentes graus de resistência à erosão. Bancadas métricas de quartzitos (N50ºE) (Formação do Quartzito Armoricano) alternam com bancadas decimétricas de quartzitos e xistos (pelitos), rochas menos resistentes à ação erosiva da água. A erosão diferencial, aproveitando os desníveis pré-existentes, atua sobre as camadas menos resistentes, esculpindo, ao longo do tempo, degraus litológicos. A queda de água formou-se na zona de contacto destas diferentes litologias.
Um Refúgio de Biodiversidade
A riqueza deste local é ampliada pela sua notável biodiversidade, com destaque para os vestígios recentemente descobertos de Laurissilva, que outrora cobriu o sudoeste da Europa até às glaciações. Atualmente, esta formação vegetal persiste apenas em alguns locais da Macaronésia e em refúgios isolados da Europa continental, como o azereiro (Prunus lusitanica lusitana), o folhado (Viburnum tinus) e o pequeno feto Omphaloides nítida, um endemismo Ibérico.
Este geossítio revela um interesse primordialmente geomorfológico, mas também evidencia importância tectónica e hidrogeológica, associada a valores raros de biodiversidade que lhe conferem relevância regional (ou mesmo nacional. O profundo vale sombrio das Fragosas, com um solo essencialmente silicioso e a presença constante de humidade, permitiu a sobrevivência de uma das maiores populações de Prunus lusitanica lusitanica conhecidas no mundo, considerado um dos habitats mais importantes da Diretiva Habitats da União Europeia para a conservação da natureza.