O Que Visitar em Torre de Moncorvo- 15 Locais Notáveis

1-Introdução

Torre de Moncorvo é um concelho que é obrigatório visitar situado na região de Trás-os-Montes e Alto Douro no distrito de Bragança.

Está também muito próximo do rio Douro Internacional, faz ainda fronteira com duas áreas que são Património Mundial da Humanidade (UNESCO), o Parque Arqueológico do vale do Côa e o Alto Douro Vinhateiro.

Em redor pode ainda aproveitar para visitar os concelhos de Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta, Carrazeda de Ansiães e Vila Nova de Foz Côa.

Torre de Moncorvo permite desfrutar da beleza das Amendoeiras em Flôr, que na segunda metade de fevereiro ficam lindíssimas com as suas com cores rosadas e brancas, do belíssimo e ubérrimo vale da Vilariça, bordejado por diversos povoados abandonados, com destaque para o povoado do Baldoeiro ou a Vila Velha Velha de Santa Cruz, a serra do Reboredo, imponente crista quartzítica rica em jazidas de ferro e os recentemente criados Lagos do Sabor.

Às belezas naturais de Torre de Moncorvo soma-se um património histórico importante com destaque para a igreja matriz de Torre de Moncorvo, a igreja românica de Adeganha ou a Ermida da senhora da Teixeira.

2-Gastronomia

A gastronomia também dá cartas em Torre de Moncorvo. Em 2019, a Amêndoa Coberta de Torre de Moncorvo foi considerada uma das Sete Maravilhas Doces de Portugal. Destaque ainda para o famoso Butelo, a Posta de Vitela Mirandesa, o peixe do rio na foz do Sabor, os produtos hortícolas do vale da Vilariça ou o seu azeite. Temos ainda outras sugestões gastronómicas como o Folhado de Borrego, Borrego Terrincho e o javali estufado.

O fumeiro tradicional da região também é famoso, e temos ainda os pratos sazonais como espargos em omelete e favas guisadas com chouriço na primavera.

Para além da Amêndoa Doce Coberta temos ainda a seguinte doçaria com o Bolo Moreno, Canelões de Urros e Súplicas.

3- Eventos e Feiras

Se desejar pode visitar Torre de Moncorvo durante festivais e eventos que aqui ocorrem como a Feira Medieval em abril, o Festival de Solstício em junho e a Festa do Vinho & Sabor Douro em setembro. Se a visita for durante o inverno, na época do Natal também temos as Festas da Boa Nova.

4-Atividades

Existem os trilhos oficiais na Serra do Reboredo, como a Rota do Corço e a Rota do Lobo que pode percorrer, bem como a Rota da Fragas, Rota das Amendoeiras, Rota dos Moinhos, Rota dos Cerieiros e Rota das Maias

Torre de Moncorvo também integra a Ecopista do Sabor, um percurso de 34km que aproveita a antiga linha de comboio na margem norte do Douro.

5-Locais notáveis do concelho de Torre de Moncorvo

Os locais notáveis indicados serão alvo de uma publicação desenvolvida a que pode aceder com um clique.

1-Igreja de nossa senhora da assunção, matriz de Torre de Moncorvo ou Basílica Menor de nossa Senhora da Assunção. (Monumento Nacional) (**)

2-Igreja românica da Adeganha (Monumento Nacional) (**)

3-Ermida quinhentista da nossa senhora da Teixeira com as suas pinturas murais (Imóvel de Interesse Público) (**)

4-Vale da Vilariça (***)

5-Praia fluvial do rio sabor e sua foz que desagua no rio Douro (*)

6-Miradouros Notáveis do concelho de Torre de Moncorvo

7-Miradouro de São Gregório e Povoado do Baldoeiro (IIP) (**)

8-Miradouro do Talegre (*) (apenas acessível a veículo de todo o Terreno)

9-Vila Velha de Santa Cruz (MN) (*)

10-Miradouro da Barca Velha (apenas acessível por veículo de todo o terreno) (*)

11-Rede de Miradouros dos Lagos do Sabor (**) (Vale do Sabor, Póvoa, São Lourenço, Serpente do Medal, Santo Antão da Barca, Cabreira. (Em alguns miradouros apenas se tem acesso por veículos de todo o terreno).

A construção da Barragem do Baixo Sabor domou o rio Sabor, um rio selvagem de Portugal. Esta criou três gigantescos lagos de águas cintilantes ligados entre si por escarpadas gargantas: o Lago de Cilhades, o Lago do Medal e o Lago dos Santuários.

13-Panorama da Nossa Senhora do Castelo da Adeganha (*)

14-Panorama da nossa Senhora do Castelo em Urros (*) em Urros também pode visitar o curioso santuário com o túmulo do Santo Apolinário.

-Miradouro de Vide (*)

15-Miradouros da crista quartzítica da Serra do Reboredo (**):

-Facho, Fraga do Cão, Miradouro de Santa Leocádia, Miradouro da capela de santa Barbara (IIP) (Felgar), Miradouro de Santa Bárbara (Lousa)

6-Visitar a vila de Torre de Moncorvo

A vila medieval de Torre de Moncorvo fica encaixada entre o vale da Vilariça e a Serra do Reboredo. Divide-se em dois grandes núcleos, o setor medieval e área construída em redor da igreja matriz quinhentista.

O setor medieval, mais antigo, foi ocupado com os habitantes da Vila Velha de Santa Cruz, no reinado do rei dom Dinis, onde se contrui uma cerca o qual já só resta uma porta e encontra-se com as ruínas do castelo devidamente musealizado.

Outros locais interessantes na vila são:

-A Porta da Vila e Capela de Nossa Senhora dos Remédios, do século XVII, assenta sobre a única porta sobrevivente da cerca medieval de Torre de Moncorvo;

Igreja da Misericórdia, do século XVI, com o seu hospital associado e onde no exterior pode observar a as figuras de S. Pedro e S. Paulo no pórtico de entrada e ao centro a imagem de Nossa Senhora da Misericórdia. Tem também um pequeno museu de Arte Sacra.

O edifício adjacente serviu durante algum tempo de local de reunião da Mesa da Misericórdia e mais recentemente chegou a ser utilizado como cadeia feminina.
De nave única, o interior tem a interessante característica de ter duas tribunas laterais com púlpito, com acesso por umas escadarias de granito situadas a meio da igreja.
Vale a pena entrar, para apreciar o púlpito de granito renascentista.

Casa da Roda dos Expostos, uma instituição do século XVIII para acolhimento de crianças rejeitadas ou órfãs, e a recriação do ambiente da época no museu

A área de origem medieval é separada da área com origem quinhentista pela Praça Francisco Meireles, com forma ovalada, com o seu Chafariz Filipino quinhentista e reconstruído em 1999.

E a área, mais recente, quinhentista, construída a partir da nptável Igreja matriz de Torre de Moncorvo que é o maior templo religioso de Trás-os-Montes a par da igreja matriz de Miranda do Douro.

-O Museu do Ferro, onde pode conhecer o enorme património arqueológico e industrial do concelho de Torre de Moncorvo, com destaque para a exploração do ferro

Notas adicionais:

Ligação para a página da Câmara Municipal da Torre de Moncorvo

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top