O Que Visitar em Torres Novas-8 Locais Notáveis

1-Introdução

A cidade de Torres Novas está inserida na planície ribatejana, mas a norte o concelho de engloba uma zona montanhosa com a serra de Aire. Quando se desce esta pela autoestrada A1, tem-se sempre a sensação que se já nos encontramos no Sul de Portugal, com a sua planície marcada pelo rio Tejo com os seus depósitos sedimentares terciários e quaternários.

2-Breve História de Torres Novas

A região onde hoje se encontra Torres Novas é habitada desde os tempos pré-históricos, desde o Paleolítico. Não obstante, os primeiros vestígios de maior interesse foram descobertos nas Ruínas Romanas da Villa Romana Cardílium, fora do perímetro da cidade.

Depois dos romanos, seguiram-se os visigodos e os muçulmanos. Estes últimos foram expulsos por D. Afonso Henriques após a conquista da fortaleza muçulmana em 1148, que é agora conhecida como Castelo de Torres Novas. Turris – como era chamada – só recebeu Carta de Foral a 1 de outubro de 1190, por D. Sancho I e que ordenou a reconstrução do castelo.

E nos reinados seguintes, a vila continuou a crescer e a ganhar importância, tornando-se local de reunião das Cortes do Reino e de outros eventos marcantes na História de Portugal. Tal expansão e desenvolvimento levou o rei D. Manuel I a conceder novo foral a Torres Novas, em 1510.

Nos últimos séculos, Torres Novas assumiu um papel de destaque nos setores da indústria e da agricultura. Dois desses exemplos são a Fábrica de Papel do Almonda e a Companhia de Fiação de Torres Novas (fundadas em 1818 e 1845, respetivamente). E em 1985, a vila foi elevada a cidade.

3-Lista dos locais notáveis de Torres Novas

1-Castelo de Torres Novas (*)

2-Museu de Carlos Reis em Torres Novas (*)

3-Ruínas Romanas da Villa Cardílio (**)

4-Grutas da Lapa (*)

5-Reserva Natural do Paul do Boquilobo (**) (Partilha com o concelho da Golegã).

6-Grutas do rio Almonda (*)

7-Pegadas de Dinossáurio na pedreira do Galinha (***) (Partilha com o concelho de Ourém).

8-Jgreja da Misercórdia de Torres Novas (*)

4- Breve discrição dos Locais Notáveis de Torres Novas

Museu Municipal Carlos Reis

O Museus Municipal Carlos Reis, um museu que recebeu o nome de um dos maiores pintores naturalistas portugueses. Carlos Reis, que nasceu aqui no século XIX. 

O núcleo de pintura dedicado a Carlos Reis reúne cerca de 30 obras, entre paisagens e retratos, que evidenciam a predileção do pintor pelos aspetos do quotidiano e da vida campestre e outros pintores naturalistas como José Malhoa. Contem ainda artefactos pré-históricos e romanos da Villa Cardíllio, e uma coleção de arte sacra.

Castelo de Torres Novas

Fortaleza árabe do século XII, o Castelo de Torres Novas, foi conquistado em 1190 por D. Sancho I, passado a fazer parte da linha defensiva do rio Tejo. Circundado por uma muralha de onze torres e pela casa do alcaide (séc. XIV), o castelo possui, no interior do recinto amuralhado, um jardim. Sofreu várias reconstruções, das quais sobressaem a de D. Fernando e a que foi feita por ocasião das comemorações dos centenários da Independência e da Restauração (1940).

O castelo de Torres Novas foi classificado como Monumento Nacional. Um projeto de recuperação física e paisagística, com a construção de circuitos pedonais e uma área de lazer tornou o monumento e a área envolventes lugares aprazíveis. Do castelo é possível desfrutar de bonitas vistas sobre a cidade.

Grutas de Lapas

Sob as casas e ruas típicas da aldeia das Lapas, concentra-se um labirinto de galerias escavado na rocha. As grutas, que deram o nome à aldeia, são um conjunto de túneis subterrâneos, classificado como Imóvel de Interesse. O percurso acessível é apenas parte de uma rede mais vasta que percorria quase todo o morro onde assenta a povoação. O tufo calcário, mole conhe – explica a relativa facilidade com que, em tempos, a mão do homem talhou esta singular preciosidade arqueológica. Estas cavernas sinuosas parecem ter servido de abrigo ou pedreira, já desde os tempos medievais.

Ruínas Romanas de Vila Cardílio

“São muitos os vestígios da presença romana no atual território do concelho de Torres Novas. De entre um conjunto de cerca de 28 sítios onde foram encontrados artefactos e marcas da ocupação romana nesta região, destaque-se sobretudo as ruínas romanas de Villa Cardilio, situadas a cerca de três quilómetros de Torres Novas e postas a descoberto pelas escavações a cargo do coronel Afonso do Paço, a partir de 1962. Estas escavações permitiram descobrir um conjunto de alicerces, bases de colunas e pavimentos ornamentados com diversos padrões de “tesselas” pertencentes a uma antiga quinta romana.

Do vasto espólio recolhido, o Museu Municipal Carlos Reis, apresenta no núcleo permanente de arqueologia designadamente na exposição «O Canto de Avita» moedas dos séc. II, III e IV d.c. cerâmicas, bronzes, vidros, ânforas, anéis e até uma estátua de Eros. Villa Cardílio foi classificada como Monumento Nacional.” (1) Site da Camara Municipal de Torres Novas.

Reserva Natural do Paul do Boquilobo (partilha com o concelho da Golegã)

Situado a cerca de 7 km da cidade, perto da confluência dos rios Almonda e Tejo, o Paul é uma zona húmida, rica em aves, e em flora, destacando-se os maciços de salgueiros, plantas aquáticas e caniçais. Este “santuário” natural, classificado como Reserva Natural desde 1980, integra, igualmente, a Rede de Reservas da Biosfera (UNESCO) e a Lista de Zonas Húmidas de Importância Internacional (Convenção de RAMSAR).

Grutas e Nascente do rio Almonda

A gruta da nascente do Almonda, que não é visitável, desenvolve-se ao longo de mais de 10 km, constituindo um verdadeiro santuário da espeleologia nacional já que, no seu conjunto, representa a mais extensa rede cársica atualmente conhecida em Portugal. Compõe-se de várias ribeiras subterrâneas que dão origem à nascente do rio Almonda.
No que respeita ao património cultural, destaca-se a existência de várias jazidas arqueológicas, que vão desde o Paleolítico Inferior até à época Romana.
A gruta foi classificada como Imóvel de Interesse Público em 30 de novembro de 1993.

Pegadas de Dinossáurios do Galinha (partilha com o concelho de Ourém)

Na Serra de Aire, um dos mais espetaculares trilhos de pegadas de dinossáurios do mundo. Esta jazida paleontológica, descoberta a 4 de julho de 1994 no local de uma antiga pedreira, contém um dos mais antigos registos mundiais de pegadas de saurópodes, cujas marcas e impressões deixadas na laje de calcário do Jurássico Médio têm idade superior a 175 milhões de anos.

No “parque jurássico”, com uma área de 60 000 m2, podem observar-se várias centenas de pegadas organizadas em cerca de duas dezenas de pistas. De entre elas, pela sua grande extensão, excelente estado de conservação e espetacularidade, destaca-se uma com 147 metros de comprimento. Os trilhos são constituídos por impressões das extremidades dos membros anteriores e posteriores, refletindo nitidamente a passagem de grandes animais quadrúpedes.

6- Outros locais a merecerem visita

Na cidade e no Castelo aprecie o património construído a seus pés, a começar pela estátua de Dom Sancho I, assinada por João Cutileiro. Pode visitar a Igreja da Misericórdia, a Igreja de Salvador, os excelentes painéis azulejares da Capela do Vale e a Roda dos Enjeitados. Escolha um dos nossos restaurantes para almoçar. passeie pelos jardins da avenida e jardim das Rosas. Na cidade torrejana também é motivo de visita a Central do Caldeirão, na margem esquerda do rio Almonda.

No Museu Agrícola de Riachos, aproveite para conhecer o artesanato. Prove os doces locais, de amêndoas e figos e visitar a Casa Memorial Humberto Delgado.

5- Outros informações relevantes

Em outubro, realiza-se a Feira Nacional dos Frutos Secos.

Em de março, realiza-se o Festival Gastronómico do Cabrito, com especialidades a serem degustadas nos restaurantes do concelho.

A região destaca-se também pelo figo preto, que pode ser apreciado no restaurante Papa-Figos.

Na Reserva Natural do Paul do Boquilobo, existem trilhos para percorrer a zona e áreas para a observação de aves.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top